segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

PILATES PARA QUEM?

Poucos conhecem a real história do Pilates, e entendem realmente de que se trata e quais os indivíduos que têm indicação para praticá-lo.
Joseph Pilates, criador da técnica, foi prisioneiro de guerra, e num hospital de guerra criou a técnica, à partir da necessidade e oportunidade de reabilitar soldados feridos nas batalhas, usando apenas os recursos disponíveis (molas de colchões e os próprios leitos do hospital), de onde surgiu a idéia e desenvolvimento dos equipamentos hoje utilizados.

São princípios do pilates, a respiração, ativação de músculos estabilizadores específicos (power house), fluidez, precisão, controle e concentração, sendo estes princípios determinantes para a boa e eficaz execução da técnica e para diferenciá-la de outras atividades, como por exemplo a musculação.

Seguindo estes princípios, torna-se então uma atividade física indicada para quase todas as pessoas, tendo poucas restrições à sua prática.

Idosos, gestantes, adultos saudáveis ou em fase de reabilitação, crianças(com idade suficiente para compreensão de seus princípios e fundamentos) e atletas podem realizar a atividade, com objetivos específicos, que variam entre os indivíduo.

Fisioterapeutas e Educadores físicos podem atuar como instrutores de Pilates, sendo que educadores físicos direcionam-se mais ao condicionamento físico, enquanto fisioterapeutas associam esse objetivo à reabilitação de lesões ou continuidade do tratamento fisioterapico.

Pode ser usado como exemplo um atleta, que em fase de transição entre a reabilitação e o retorno ao esporte, dê início à prática do pilates, e posteriormente utilize-se do mesmo como forma de manutenção dos ganhos obtidos.

Gestantes podem realizar a atividade como forma de manutenção de força muscular e prevenção de lesões comuns às alterações biomecânicas que se desenvolve no período gestacional.

Idosos, geralmente desenvolvem equilíbrio, controle, concentração e força principalmente, sendo estes importantíssimos para melhora da qualidade de vida.

O pilates é uma atividade disponível a todas as classes sociais e às pessoas de todas as faixas etárias. Apesar disso vale lembrar da importância de buscar profissionais qualificados que possam oferecer um serviço de qualidade que honre seus objetivos e supra suas necessidades.

Pilates para quem quiser. Saúde para todos!

Lais Nascimento
CREFITO. 53941- LTF



Nenhum comentário:

Postar um comentário