quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Rótulo de alimentos, a comunicação com o consumidor


O rótulo do alimento é uma forma de comunicação entre os produtos e os consumidores. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, é o órgão responsável pela regulação da rotulagem de alimentos. Algumas informações são obrigatórias, visando à garantia de qualidade do produto e à saúde do consumidor, entre elas origem do produto, prazo de validade, conteúdo e lote. Veja outras informações interessantes e como identificá-las:

Lista de ingredientes: Informa os ingredientes que compõem o produto. Sempre mostra os ingredientes que estão em maior quantidade para o menor. Fique atento para produtos que iniciam com açúcares e gorduras.

Veja você mesmo!

Por exemplo, observe as embalagens de pão integral: o primeiro ingrediente precisa obrigatoriamente ser farinha integral, representando que 51% ou mais daquele produto é feito do ingrediente integral.

Informação Nutricional: tabela com as propriedades nutricionais dos alimentos que mostram o equivalente a uma porção do alimento. Por exemplo, 4 torradas, 1 copo de leite, 2 colheres de sopa de achocolatado. Opcionalmente, a indústria pode declarar outros nutrientes além de energia (kcal), carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio, como as vitaminas e os minerais.
Veja você mesmo!

Em uma lata de refrigerante ou néctar (suco), observe se as informações declaradas no rótulo equivalem a uma porção ou à quantidade total que tem na embalagem. O mesmo vale para produtos como chocolates, biscoitos e qualquer alimento que tenha embalagens maiores. Fornecer informações nutricionais baseadas em uma porção muito menor que aquela geralmente consumida não é interessante para o consumidor.

A declaração da informação nutricional dos alimentos industrializados contribui para um consumo adequado dos mesmos. Sua leitura é importante porque a partir disso você pode fazer escolhas mais conscientes alternando seu consumo com produtos naturais. Desta forma é possível ter sabor, praticidade, prazer e harmonia na alimentação diária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário