segunda-feira, 2 de junho de 2014

COMO FAZER UM AQUECIMENTO EFICAZ E MOTIVANTE ANTES DO TREINO

O aquecimento que vou sugerir é indicado para qualquer modalidade, seja musculação, ginástica, lutas, esportes, etc, já que é um aquecimento bem completo e que prepara o corpo como um todo para obter uma boa performance e prevenir lesões.

A duração ideal pode variar entre 5 e 10 minutos.

Um aquecimento completo deve passar por 3 fases:

1. Elevação da temperatura corpórea:
Inicialmente, é essencial elevarmos a temperatura corpórea e para isso, podemos utilizar atividades cíclicas como caminhar, pedalar, trotar, subir escada ou qualquer outra série de movimentos com este objetivo.
2. Ativação da região do core (tronco):
Após elevar a temperatura corpórea é essencial fazer uma boa ativação do core incluindo no aquecimento exercícios como pontes ventral e/ou dorsal, exercícios de equilíbrio que promovam o recrutamento dos músculos do tronco e exercícios abdominais.
3. Realização de alongamentos ativos:
Nesta fase inicial pré-treino, é essencial realizar movimentos que promovam um alongamento ativo dos membros superiores e inferiores. Deixar os alongamentos passivos para pós-treino.

É importante lembrar que o aquecimento deve ser leve, mas numa intensidade que eleve os batimentos cardíacos e sua frequência respiratória acima do repouso. Nada de se esforçar em demasia, pois, o aquecimento é a preparação para a atividade principal e não a atividade em si.

Bom treino!


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