segunda-feira, 16 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DA RECUPERAÇÃO PÓS TREINO

Tão importante quanto à preparação (aquecimento) é a recuperação pós treino (volta a calma).

Após um treino, a musculatura solicitada pode provocar uma dor desagradável no dia seguinte, causada pelo acúmulo de ácido lático, que é um resíduo tóxico que se acumula na corrente sanguínea decorrente do metabolismo promovido pelo organismo para obtenção de energia. Além disso, há o processo inflamatório ocasionado pelas microlesões que os músculos sofrem durante a atividade física. Sendo assim, existem algumas técnicas que podem ajudar a aliviar esses sintomas contribuindo para uma recuperação mais rápida, prevenindo lesões, melhorando a performance e fazendo com que o praticante esteja mais bem preparado para os próximos treinos, evitando também que ele falte ou deixe de treinar. Portanto, é fundamental reservar de 5 a 10 minutos no final do treino, para realizar uma boa recuperação.

Segue algumas dicas:
1. Treino de Regeneração: inclui exercícios leves e de baixo impacto para ajudar a reduzir a fadiga e dissipar o ácido lático acumulado
2. Auto Massagem: com bolinhas de tênis, cilindros ou bastões nos pés e/ou nos músculos, para liberação dos pontos de tensão
3. Alongamento e/ou Relaxamento: inclui exercícios de alongamento e/ou relaxamento

Além disso, é importante ter o descanso necessário e sono adequado (entre 7 e 8 horas), uma sauna também pode ajudar nessa recuperação e uma boa alimentação é fundamental (consulte uma nutricionista).

Se você treina diariamente, precisa ter suficientes pausas e fases regenerativas, pois, só através do treinamento duro, não vai conseguir seus resultados ideais. Muitas pessoas cometem assim o erro do overtraining. Além do treino de esforço, a recuperação também faz parte de um plano de treino bem estruturado, pois, os estímulos de treinamento dão seus frutos durante a fase de recuperação, ou seja, os músculos crescem no descanso ou fase de recuperação.

Bom Treino!


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