sexta-feira, 30 de maio de 2014

Quando o excesso de atividade física pode ser maléfico a saúde?

Nos tempos atuais, é crescente e incessante a busca por um corpo perfeito. Inúmeras são as pessoas que ultrapassam seus limites na tentativa dessa conquista. Todos sabemos o quanto o exercício físico é essencial para uma boa qualidade de vida, porém existem alguns excessos que podem trazer malefícios para a vida do praticante.
A vigorexia é um exemplo de doença em que a prática de exercício físico deixa de ser saudável e acaba tornando-se obsessiva e doentia.
A vigorexia caracteriza-se como um transtorno dismórfico muscular, é uma doença psicológica intimamente ligada a uma imagem distorcida do próprio corpo, o que leva a pessoa à prática exaustiva de exercícios físicos e muitas vezes se sentem insatisfeitos com os resultados, vendo-se como indivíduos muito magros, apesar de serem muito fortes e terem músculos muito bem desenvolvidos. Por isso, a vigorexia é considerada um tipo de Transtorno Obsessivo Compulsivo e necessita de tratamento.
As consequências a longo prazo dessa doença para a vida do individuo são bastante prejudiciais, dentre as principais estão: Problemas de circulação sanguínea, insuficiência renal e depressão.
A melhor forma de descobrir se essa doença realmente se faz presente ou não na vida de alguém é procurando a ajuda de profissionais habilitados para lidar com isso.
O exercício físico é essencial para a saúde, mas para que ele não se torne nocivo é preciso saber a dose correta. Devemos nos preocupar em encontrar um equilíbrio. Acredito na busca de um bem estar para o corpo como um todo, não esquecendo da saúde mental. Ser sadio não é simplesmente ter um corpo , bem torneado e magro, e sim, uma combinação do sentir-se bem consigo mesmo e com aquilo que faz.



segunda-feira, 26 de maio de 2014

POR QUE É TÃO IMPORTANTE AQUECER ANTES DO TREINO?

Infelizmente, muitas pessoas menosprezam a real importância do aquecimento, alegando que não é necessário, que não tem tempo ou porque simplesmente “esquecem” de fazê-lo. Mas, é importante lembrar, que o aquecimento pré-treino é essencial para preparar psicológica e fisiologicamente o praticante, pois traz o corpo do estado de repouso para o estado de atividade e, se feito adequadamente, diminuirá o risco de lesão e melhorará o desempenho.
O aquecimento eleva a temperatura corpórea aumentando o fluxo sanguíneo e a lubrificação articular através da maior liberação do líquido sinovial. A frequência cardíaca também é elevada adequando o sistema cardio respiratório para o esforço do treino. Além disso, o aquecimento também melhora a velocidade de contração e relaxamento muscular, preparando o sistema locomotor e aumentando a capacidade de suportar maiores cargas.
O aquecimento bem elaborado e executado, também melhora a coordenação motora e ativa mais eficientemente a região do core durante o treino.
Sendo assim, concluímos que o aquecimento é essencial para realizar um treino seguro, eficaz e motivante, e agora você não tem mais nenhuma desculpa para “pular” o aquecimento, certo?



quarta-feira, 21 de maio de 2014

DOR NAS COSTAS E RAIO-X

Por que temos dor na coluna e quando vamos ao médico, fazemos um exame de raio-x e não temos nada de errado?

É estranho se parar para pensar, pois a dor serve de alarme do nosso corpo de que alguma coisa está errada.

Existe até um diagnostico para essas dores, que são as dores inespecíficas como o CID M 54.9 que é de dorsalgia(dor nas costas) não específica, mas porque temos dor então?

Dentro da quiropraxia temos uma possível resposta, a dor vem do Complexo de Subluxação Vertebral (CID M 99.1) que é um desalinhamento milimétrico de uma vértebra em relação a outra.

Portanto se uma delas sai de posição, que é chamado de subluxação vertebral ou desalinhamento vertebral, pode sim causar dor. Pois a biomecânica da nossa coluna é tão complexa como a embreagem do nosso carro, se as peças não se encaixam perfeitamente e existe impacto entre as partes e isso causa dor! O Quiropraxista é o único profissional treinado para corrigir esse desalinhamento!



segunda-feira, 19 de maio de 2014

JIU-JITSU E LESÕES

Meu primeiro contato com o jiu-jitsu foi aos 26 anos, comecei tarde na modalidade, porém já era esportista assíduo na musculação e com musculatura aparentemente forte resolvi encarar o jiu-jitsu.
Vale ressaltar, que até então nunca havia passado por nenhuma intervenção cirúrgica.
Pois bem, durante o aquecimento e sem a mínima noção de postura na execução dos exercícios, estourei o ligamento cruzado anterior, uma dor latente insuportável: detalhe era faixa branca, havia conhecido o esporte a pouco tempo e fui obrigado a ficar afastado por 1 ano.
Paixão a primeira vista, queria o quanto antes voltar aos treinos. Fiz a cirurgia e durante a fisioterapia e readaptação aos treinos percebi que a falta de conhecimento e mau habito postural são os maiores causadores de lesões.
Usando este meu exemplo, noto que muitos praticantes e atletas estouram articulações, estiram músculos, tudo por falta de postura, conhecimento, ausência de exercícios específicos na musculação bem como alimentação.
Seja praticante ou atleta, faça uma avaliação física adequada, preserve a coluna cervical, joelhos, ombros e tornozelos, façam exercícios especifico para a modalidade no tatame e na musculação.
Em média quase que 100% dos praticantes sofrem lesões, estiram músculos até a faixa preta, o esporte é completo trabalha e exige de todos os músculos do corpo.

DICAS:
• Corrija sempre que possível a postura na execução dos exercícios específicos e durante a luta;
• Respeite o descanso evite over training;
• Alimentação regrada esta atrelada a qualidade muscular;
• Adapte a musculação ao jiu-jitsu;
• Evite automedicação, isso inclui SUPLEMENTAÇÃO;
• Faça avaliação física a cada 3 meses, isso inclui RPG;
• Sempre que houver duvidas fale com o professor, qualquer desconforto físico deve ser dito ao responsável;
• Disciplina dentro e fora do tatame.

Use a mente e faça seu corpo virar uma maquina não uma sucata, busque qualidade de vida dentro do jiu-jitsu!!!

Marcio Catenacci: Bi campeão mundial, Campeão Panamericano e Brasileiro de Jiu Jitsu.
Personal Trainner Jiu-jitsu & MMA.



quinta-feira, 15 de maio de 2014

COZINHAR EM CASA? VALE A PENA?

Conheça 5 motivos pra você dedicar um tempo para cozinhar em casa:

1. Faz bem pra sua saúde e de seus familiar e amigos;
2. Ao cozinhar, você economiza e tem maior controle sobre o que está comendo;
3. Você pode escolher o que vai comer, com seus ingredientes favoritos e ainda com uma forma de preparo mais saudável;
4. É possível cozinhar pratos rápidos com o que tiver disponível na sua despensa ou geladeira;
5. Você ganha confiança aos poucos e aperfeiçoa suas técnicas na cozinha.
Não tem nada melhor do que chamar os amigos e a família em casa e mostrar suas habilidades de chef!



segunda-feira, 12 de maio de 2014

O que é Quiropraxia?

Quiropraxia é uma área da saúde que nasceu nos Estados Unidos em 1895.
O foco da Quiropraxia é analisar e corrigir os desalinhamentos vertebrais!
Bilhões de nervos passam por nossa medula espinhal e pela vertebras, e essas podem sair do seu posicionamento normal, causando um desalinhamento vertebral e uma interferência nos nervos! Podendo causar dor, perda de mobilidade, e diminuição do nível de saúde!
Quiropraxistas corrigem os desalinhamentos vertebrais que interferem com a transmissão da informação do cérebro para todos os sistemas do corpo humano, obtendo assim um efeito positivo sobre os órgão e sistemas do corpo, até mesmo celular.



quinta-feira, 8 de maio de 2014

É possível se alimentar bem no trabalho?

Falta de concentração e cansaço não combinam com trabalho, por isso é importante planejar a alimentação ao longo do dia para ter pique e enfrentar a rotina.

Algumas dicas para evitar os altos e baixos:
- Tomar café da manhã antes de sair de casa: frutas, sucos, cereais e iogurtes são boas opções!
- Planejar os lanches para os intervalos da manhã e da tarde: leve para o trabalho as frutas secas, biscoitos com fibras, sucos, barrinhas de cereais e, se tiver geladeira, iogurtes desnatados.
- Sabe a preguiça que aparece depois do almoço? Então, isso acontece porque o corpo está concentrado em fazer a digestão. Uma dica é observar o que você está comendo no almoço, é importante não exagerar nas quantidades.
- O desejo por doces pode aparecer quando existe a privação de carboidratos (pães, massas, batata) na alimentação. Então é importante inserir esses alimentos ao longo do dia.
- Conhece todos os restaurantes ao redor do seu trabalho? Pode ser um exercício interessante descobrir novas opções pra fugir da monotonia.
- Lembre-se: praticar exercício físico libera endorfinas! Que tal encontrar um horário para se exercitar?