segunda-feira, 7 de abril de 2014

VOCÊ SABIA QUE EXERCÍCIOS ABDOMINAIS MAL EXECUTADOS PODEM PROVOCAR DORES NAS COSTAS?




Vamos falar hoje de um assunto bem polêmico... Abdominais!
Muitos profissionais dizem que é preciso fazer exercícios abdominais para além de obter estética, ter uma coluna mais forte e saudável, mas, se esses exercícios não forem muito bem executados, podem provocar dores nas costas, entrando assim em contradição com essa teoria.
Para evitar que isso aconteça, é muito importante que você se atente aos seguintes pontos:
1. Mantenha a postura neutra, ou seja, preserve a curvatura normal da coluna lombar, sem tentar retificá-la, isso evitará cisalhamento e compressão.





2. Antes de iniciar qualquer exercício abdominal é fundamental que você execute 2 manobras, ou seja, a MANOBRA DE APROFUNDAMENTO, que consiste em levar o umbigo na direção das costas e a MANOBRA DE TONIFICAÇÃO, que consiste em levar as costelas na direção da pelve mantendo a postura, ou seja, sem fechar o peito. Vejam ilustrações abaixo:





A execução dessas 2 manobras antes de iniciar qualquer exercício abdominal, fará com que você obtenha uma maior ativação da parede abdominal e proteja a sua coluna diminuindo a compressão vertebral e dando maior estabilidade para a sua coluna, otimizando assim os resultados, seja estético, profilático ou complemento de treinamento.

Na semana que vem, você aprenderá 2 exercícios abdominais utilizando essas manobras! Não perca!

Andréa Ervatti
Consultora de Fitness, Saúde e Bem Estar

Nenhum comentário:

Postar um comentário