terça-feira, 22 de abril de 2014

FISIOTERAPIA MODERNA

A fisioterapia veio passando por grandes evoluções nos últimos anos, novas técnicas surgindo, estudos científicos comprovando-as, profissionais se especializando nas mais diversas áreas.
Pacientes não deveriam mais aceitar fisioterapia baseada em "choquinhos" e "fornos", a fisioterapia vai muito além disso, com uma análise biomecânica do problema e manobras que realmente afetam e melhoram esta biomecânica, muitas vezes com resultados instantâneos de melhora de dor e movimento.
No que concebemos como modelo ideal de trabalho em nossa clínica colocamos como quatro pilares que sustentam este tratamento, que consistem em Fisioterapia, Acupuntura, Quiropraxia e Pilates.
A FISIOTERAPIA, com uma visão global, sempre com a preocupação de chegar na causa do problema, com terapia manual (para melhora da biomecânica e liberações miofasciais), exercícios de fortalecimento, sempre bem posturado, inclusive, se necessário até mesmo com sessões de RPG (Reeducação Postural Global) para melhores resultados quando necessário. Os aparelhos de eletro e termoterapia como, Laser, Ultrassom e TENS não podem superar mais do que 10% na composição do tratamento.
Como segundo pilar temos uma grande aliado, fisioterapeutas especialistas em ACUPUNTURA, focados em equilibrar o funcionamento dos órgãos e as regulações hormonais, tudo isso facilita o processo de cura de lesões e ajuda a equilibrar tensões musculares.
No terceiro pilar temos a QUIROPRAXIA, antes uma especialização da fisioterapia, mas hoje já formação superior, é responsável por ajustar o posicionamento articular, principalmente da coluna vertebral, com o objetivo de melhorar a comunicação entre o cérebro e o corpo, melhorando assim força, funcionamento de órgãos e processos de dor que possam ser causados por bloqueios de movimentos de vértebras, pois pequenas limitações de movimento de vértebras podem levar a dores e limitações de movimentos de grandes articulações, como do ombro, por exemplo.
O quarto pilar formado por técnicas focadas em manutenção das aquisições e resultados conquistados durante o tratamento, técnicas como PILATES E ANTIGINÁSTICA, focadas em manter equilíbrio muscular, melhora da respiração e da consciência corporal.
Com especialistas em cada área podendo contribuir para o tratamento de um mesmo paciente temos como resultado o aumento da velocidade e qualidade dos resultados. A fisioterapia hoje tem esta visão muito mais ampla do paciente, mas com muita especificidade para trabalhar cada aspecto do paciente para melhores resultados.

Claudio Cotter
Sócio-fundador da CM.2 Fisioterapia
Especialista em RPG
Formação em Fisioterapia Esportiva e Força Dinâmica



Nenhum comentário:

Postar um comentário