terça-feira, 1 de abril de 2014

COMO COMBATER O ESTRESSE?

COMO COMBATER O ESTRESSE?
O estresse pode ser causado por qualquer evento ou sensação que o faz se sentir frustrado, preocupado, irritado ou nervoso. O estresse é uma sensação de medo e desconforto. A origem desses sintomas nem sempre é conhecida.
Cada indivíduo reage de forma diferente às mesmas circunstancias. Umas pessoas reagem melhor do que outras à pressão de muitas solicitações. O que conta é a avaliação subjectiva que cada indivíduo faz da sua situação
O estresse é um sentimento normal. Em pequenas doses, pode ajudá-lo a ser mais produtivo.
Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer manifestações mentais, físicas e sociais.
Estes sintomas incluem exaustão, perda ou aumento de apetite, dores de cabeça, tristeza, irritabilidade, insônia e sonolência, deficit cognitivos(dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão). Pode aparecer manifestação de transtorno de humor, abusivo de álcool, drogas ou comportamentos compulsivos e destrutivos.
O estresse pode alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta.
O primeiro passo para combater o stress é identificar os fatores que o provocam, pois isso ajuda a identificar situações que devem ser evitadas.
Outras dicas úteis para combater o stress são:
-Ocupar a mente com pensamentos positivos e tentar sempre enxergar o lado bom das situações;
-Praticar alguma atividade física regularmente, como corrida, bicicleta, academia, luta e dança, pois foca a atenção para outra situação liberando endorfinas na corrente sanguínea, proporcionando bem-estar;
-Fale e compartilhe, converse com amigos sobre como está se sentindo. Expor os sentimentos sem ser julgado é essencial para manter uma boa saúde mental e lidar melhor com o estresse;
-Defina limites, é importante saber definir as prioridades para não se sobrecarregar. Dizer “não” pode, além de ajudá-lo a controlar o estresse, dar-lhe mais controle sobre sua vida.
-Reserve mais tempo para você, antes que você chegue ao limite máximo, procure um tempo para ficar só. Um tempo para fazer o que deseja.
-Alimentar-se de maneira saudável e regularmente, a qualidade de nossa alimentação e a forma como nos alimentamos repercute em nosso estado geral de saúde. Dê preferência a alimentos naturais com alto teor de fibras e ricos em vitaminas e sais minerais. Beba muita água.



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