quarta-feira, 30 de abril de 2014

A DIGESTÃO COMEÇA PELA BOCA

A mastigação tem um papel fundamental na digestão dos alimentos: além da saliva que contém enzima digestiva, o processo mecânico de trituração viabiliza todo o restante do processo.

Sabe aquela sensação de estufamento que sentimos após as refeições? Uma das causas desse sintoma pode ser a mastigação inadequada. E isso ocorre porque quando comemos muito rápido, o estômago tem que fazer o papel da boca, e acaba trabalhando mais devagar.

Além disso, pessoas que comem muito rápido tendem a ingerir uma maior quantidade de alimentos! Nosso cérebro demora cerca de 20 minutos para entender que está saciado. Ao comer rápido, continuamos com a sensação de fome, mesmo após a refeição.

Então, fica a dica: mastigar auxilia na manutenção do peso e possibilita que os alimentos sejam mais saboreados. Mastigue, seu corpo agradece.



terça-feira, 29 de abril de 2014

LUTADORES DE JIU JITSU E O CONTROLE MOTOR DA REGIÃO LOMBOPÉLVICA

Jiu Jitsu significa arte suave e, tem como objetivo derrotar o adversário por meio de projeções, estrangulamentos, torções e/ou imobilizações.
Quando há um déficit no desempenho muscular de grupos específicos como o músculo transverso do abdome e os multífidos da região lombar, poderá desencadear uma instabilidade biomecânica da coluna vertebral, além de propiciar o aparecimento de dor e uma predisposição à fadiga muscular, sendo a dor lombar uma das principais causadoras para a diminuição do desempenho da musculatura estabilizadora (transverso do abdome e multífidos), consequentemente diminuindo o controle motor.
Nesta pesquisa foram avaliados 80 lutadores de jiu-jitsu, 32 lutadores com dor lombar e 48 sem sintomas de dor lombar, que realizaram três testes onde tinham que manter a coluna lombar em posição neutra durante os movimentos com a perna. Para verificar a movimentação da lombar foi utilizado o Stabilizer® que verifica através de mudança de pressão.
O resultado esperado seria onde os lutadores sem dor lombar tivessem controle da musculatura estabilizadora da coluna lombar, porém o que foi observado foi que ambos os lutadores, tanto os lutadores sem dor e os com dor lombar não tiveram controle motor desses músculos estabilizadores, que pode ser explicado devido ao gesto esportivo, onde o jiu-jitsu fortalece a musculatura superficial inibindo a musculatura profunda, ou seja, o transverso do abdome e multífidos lombar. A falta do controle motor da região lombopélvica pode desenvolver dor lombar nos lutadores que não tem e também lesões, seria interessante a implantação de um programa de exercícios específicos denominados de Estabilização de Core, que visa à estabilização principalmente da região lombopélvica, fornecendo uma base para a movimentação dos membros superiores e inferiores, como, também um suporte para cargas impostas à coluna vertebral. O treinamento de Core é muito utilizado para a reabilitação, prevenção de dor lombar, além de prevenção de lesões como a lesão do ligamento cruzado anterior, apresentando efetividade da redução da dor, e aumento do recrutamento dos músculos estabilizadores.

Pesquisa na integra em:
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/biologica/article/view/6228/3812

Fisioterapeuta Jéssica Emanoela Galdino da Costa
Crefito: 52758-LTF
Especialização em conclusão em Fisioterapia Músculo Esquelética pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Atuação em fisioterapia ortopédica e RPG pela Clinica CM2 Fisioterapia.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

SAL DE ERVAS PARA AGREGAR SABOR E SAÚDE

Todo mundo já deve ter escutado alguma vez que o excesso de sódio é prejudicial para a saúde, especialmente para o sistema cardiovascular.
Isso tudo é verdade, e uma boa forma de controlar a pressãoarterial é através da diminuição do consumo de sal.

Uma dica para colocar isso em prática é substituir o sal de mesa pelo sal de ervas.
Quer fazer em casa? É só bater seus temperos preferidos no liquidificador e guardar em um pote de vidro bem fechado.
Uma sugestão é misturar alecrim, manjericão, orégano, salsinha e sal grosso, tudo desidratado.



terça-feira, 22 de abril de 2014

FISIOTERAPIA MODERNA

A fisioterapia veio passando por grandes evoluções nos últimos anos, novas técnicas surgindo, estudos científicos comprovando-as, profissionais se especializando nas mais diversas áreas.
Pacientes não deveriam mais aceitar fisioterapia baseada em "choquinhos" e "fornos", a fisioterapia vai muito além disso, com uma análise biomecânica do problema e manobras que realmente afetam e melhoram esta biomecânica, muitas vezes com resultados instantâneos de melhora de dor e movimento.
No que concebemos como modelo ideal de trabalho em nossa clínica colocamos como quatro pilares que sustentam este tratamento, que consistem em Fisioterapia, Acupuntura, Quiropraxia e Pilates.
A FISIOTERAPIA, com uma visão global, sempre com a preocupação de chegar na causa do problema, com terapia manual (para melhora da biomecânica e liberações miofasciais), exercícios de fortalecimento, sempre bem posturado, inclusive, se necessário até mesmo com sessões de RPG (Reeducação Postural Global) para melhores resultados quando necessário. Os aparelhos de eletro e termoterapia como, Laser, Ultrassom e TENS não podem superar mais do que 10% na composição do tratamento.
Como segundo pilar temos uma grande aliado, fisioterapeutas especialistas em ACUPUNTURA, focados em equilibrar o funcionamento dos órgãos e as regulações hormonais, tudo isso facilita o processo de cura de lesões e ajuda a equilibrar tensões musculares.
No terceiro pilar temos a QUIROPRAXIA, antes uma especialização da fisioterapia, mas hoje já formação superior, é responsável por ajustar o posicionamento articular, principalmente da coluna vertebral, com o objetivo de melhorar a comunicação entre o cérebro e o corpo, melhorando assim força, funcionamento de órgãos e processos de dor que possam ser causados por bloqueios de movimentos de vértebras, pois pequenas limitações de movimento de vértebras podem levar a dores e limitações de movimentos de grandes articulações, como do ombro, por exemplo.
O quarto pilar formado por técnicas focadas em manutenção das aquisições e resultados conquistados durante o tratamento, técnicas como PILATES E ANTIGINÁSTICA, focadas em manter equilíbrio muscular, melhora da respiração e da consciência corporal.
Com especialistas em cada área podendo contribuir para o tratamento de um mesmo paciente temos como resultado o aumento da velocidade e qualidade dos resultados. A fisioterapia hoje tem esta visão muito mais ampla do paciente, mas com muita especificidade para trabalhar cada aspecto do paciente para melhores resultados.

Claudio Cotter
Sócio-fundador da CM.2 Fisioterapia
Especialista em RPG
Formação em Fisioterapia Esportiva e Força Dinâmica



quinta-feira, 17 de abril de 2014

O HORÁRIO DAS REFEIÇÕES PODE INFLUENCIAR NO PESO?

Um estudo recente demonstrou que as pessoas que almoçam antes das 15 horas perdem em média 30% mais peso do que aquelas que realizam a refeição mais tarde. Ao se alimentar mais tarde, o grupo perde menos peso e de maneira mais lenta.

A pesquisa ainda verificou que ingerir menos calorias no café da manhã aumenta a chance de não almoçar corretamente. O momento da ingestão de alimentos pode desempenhar um papel importante na regulação do peso, por isso, evitar almoçar tarde e padronizar o horário das principais refeições parece ser tão importante quanto controlar o que é consumido em cada uma delas.




segunda-feira, 14 de abril de 2014

ABDOMINAIS – Qualidade x Quantidade

Na semana passada, falamos que, para realizar exercícios abdominais de modo realmente eficaz e proteger a coluna, é fundamental executar 2 manobras antes de iniciar qualquer movimento, ou seja, a MANOBRA DE APROFUNDAMENTO, que consiste em levar o umbigo na direção das costas e a MANOBRA DE TONIFICAÇÃO, que consiste em fechar as costelas e levá-las na direção da pelve. 
Vamos aprender agora, um exercício abdominal mobilizador, ou seja, que trabalha a camada mais superficial da parede abdominal.
Exercício 1: BRACE
Posição Inicial: Deite de costas, estenda uma perna mantendo o pé flexionado (apontando para cima) e flexione a outra perna apoiando o pé no chão ao lado do joelho da perna estendida, estenda os braços para o teto, mantendo-os na largura dos ombros
Execução: Realize a manobra de aprofundamento e de tonificação e sustente as 2 manobras enquanto eleva a cabeça e os ombros levando os braços para a posição paralela ao chão na altura dos ombros, intensificando assim a contração de toda a parede abdominal, sustente por aproximadamente 5/10 segundos e volte a posição inicial resistindo, ou seja, sustentando as manobras
Quantidade: Faça 2 séries com apenas 3 repetições cada, sustentando a contração por 5/10 segundos e alternando as pernas
Dicas Importantes:
1.     Se você tiver dificuldade para realizar a manobra de tonificação, simule uma tosse e observe como é possível fechar as costelas e levá-las na direção da pelve
2.     Mantenha uma respiração natural durante toda a execução, ou seja, não fique em apnéia
3.     Eleve a cabeça e os ombros a partir da contração da parede abdominal, mantendo a ação das manobras, concentrando a força no abdome e mantendo ombros e pescoço relaxados
4.     A cada expiração, intensifique a ação das manobras e as sustente na inspiração
5.     Até você incorporar as manobras, é provável que sinta um leve desconforto no pescoço, portanto, não desista, se você persistir, intensificará a contração da sua parede abdominal acionando mais fibras e obtendo excelentes resultados
Este conceito é totalmente inovador e eficaz e quebra paradigmas passados onde a quantidade de abdominais era mais importante do que a qualidade na execução.
Incorpore estes conceitos no seu treino e observe a sua evolução!
Na semana que vem, você aprenderá a fazer um exercício abdominal estabilizador!

Até lá!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

RESTRINGIR CALORIAS PARA A LONGEVIDADE?

Um estudo recente mostrou que dietas caloricamente restritas não influenciam a longevidade.

Mas então, o que na alimentação contribui uma vida mais longa e saudável?

Fatores como variedade de alimentos, comportamento em relação à comida além de componentes nutricionais da dieta e fatores genéticos têm muito mais significância no que diz respeito a viver mais e com qualidade.

Portanto, nada de exclusões severas! Para ter saúde é preciso comer de tudo um pouco, priorizando a moderação e não a restrição de alimentos.




quarta-feira, 9 de abril de 2014

BUILDING HEALTHIER BRANDS by Consulotria Equilibrium

No último dia 18, a Consultoria Equilibrium realizou a terceira edição do Building Healthier Brands. Um fórum de tendências e inovação que já vem se tornando tradicional no mercado.
Saiba mais:http://www.buildinghealthierbrands.com.br/noticias_detalhes.php?id=449

terça-feira, 8 de abril de 2014

Ganhador: 8º Congresso Brasileiro de Personal Trainer

Parabéns ao Professor Wanderson Houpillard, ganhador da nossa promoção: 8º Congresso Brasileiro de Personal Trainer - Profissional mais bem avaliado no KOONECTA.

Ranking dos Profissionais de Educação Física mais bem avaliados:

1° Lugar:
Wanderson Houpillard

2° Lugar:
Ronaldo Vilela Barros
Luiz Panza
André Ribas Fabio

3° Lugar:
Bia Belletti
Juliana Romantini
ProfLene D´Avelly Rechanberg
Wilson Cruz
Rene Azzi
Rômulo Melo
SIDNEI RAMOS
Leandro Rodrigues
Babi Martin
Sérgio Matias
Pollyana Takao
Gil Dos Santos
Filipe Narciso
Babi Oliveira
Arthur Siqueira
Jackson Paiva Gustavson
Filipe Soto
Anna Rozov
Denise Cristiane S Valente

segunda-feira, 7 de abril de 2014

VOCÊ SABIA QUE EXERCÍCIOS ABDOMINAIS MAL EXECUTADOS PODEM PROVOCAR DORES NAS COSTAS?




Vamos falar hoje de um assunto bem polêmico... Abdominais!
Muitos profissionais dizem que é preciso fazer exercícios abdominais para além de obter estética, ter uma coluna mais forte e saudável, mas, se esses exercícios não forem muito bem executados, podem provocar dores nas costas, entrando assim em contradição com essa teoria.
Para evitar que isso aconteça, é muito importante que você se atente aos seguintes pontos:
1. Mantenha a postura neutra, ou seja, preserve a curvatura normal da coluna lombar, sem tentar retificá-la, isso evitará cisalhamento e compressão.





2. Antes de iniciar qualquer exercício abdominal é fundamental que você execute 2 manobras, ou seja, a MANOBRA DE APROFUNDAMENTO, que consiste em levar o umbigo na direção das costas e a MANOBRA DE TONIFICAÇÃO, que consiste em levar as costelas na direção da pelve mantendo a postura, ou seja, sem fechar o peito. Vejam ilustrações abaixo:





A execução dessas 2 manobras antes de iniciar qualquer exercício abdominal, fará com que você obtenha uma maior ativação da parede abdominal e proteja a sua coluna diminuindo a compressão vertebral e dando maior estabilidade para a sua coluna, otimizando assim os resultados, seja estético, profilático ou complemento de treinamento.

Na semana que vem, você aprenderá 2 exercícios abdominais utilizando essas manobras! Não perca!

Andréa Ervatti
Consultora de Fitness, Saúde e Bem Estar

terça-feira, 1 de abril de 2014

COMO COMBATER O ESTRESSE?

COMO COMBATER O ESTRESSE?
O estresse pode ser causado por qualquer evento ou sensação que o faz se sentir frustrado, preocupado, irritado ou nervoso. O estresse é uma sensação de medo e desconforto. A origem desses sintomas nem sempre é conhecida.
Cada indivíduo reage de forma diferente às mesmas circunstancias. Umas pessoas reagem melhor do que outras à pressão de muitas solicitações. O que conta é a avaliação subjectiva que cada indivíduo faz da sua situação
O estresse é um sentimento normal. Em pequenas doses, pode ajudá-lo a ser mais produtivo.
Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer manifestações mentais, físicas e sociais.
Estes sintomas incluem exaustão, perda ou aumento de apetite, dores de cabeça, tristeza, irritabilidade, insônia e sonolência, deficit cognitivos(dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão). Pode aparecer manifestação de transtorno de humor, abusivo de álcool, drogas ou comportamentos compulsivos e destrutivos.
O estresse pode alterar a forma como uma pessoa sente, pensa e se comporta.
O primeiro passo para combater o stress é identificar os fatores que o provocam, pois isso ajuda a identificar situações que devem ser evitadas.
Outras dicas úteis para combater o stress são:
-Ocupar a mente com pensamentos positivos e tentar sempre enxergar o lado bom das situações;
-Praticar alguma atividade física regularmente, como corrida, bicicleta, academia, luta e dança, pois foca a atenção para outra situação liberando endorfinas na corrente sanguínea, proporcionando bem-estar;
-Fale e compartilhe, converse com amigos sobre como está se sentindo. Expor os sentimentos sem ser julgado é essencial para manter uma boa saúde mental e lidar melhor com o estresse;
-Defina limites, é importante saber definir as prioridades para não se sobrecarregar. Dizer “não” pode, além de ajudá-lo a controlar o estresse, dar-lhe mais controle sobre sua vida.
-Reserve mais tempo para você, antes que você chegue ao limite máximo, procure um tempo para ficar só. Um tempo para fazer o que deseja.
-Alimentar-se de maneira saudável e regularmente, a qualidade de nossa alimentação e a forma como nos alimentamos repercute em nosso estado geral de saúde. Dê preferência a alimentos naturais com alto teor de fibras e ricos em vitaminas e sais minerais. Beba muita água.