quarta-feira, 19 de março de 2014

Dicas para ter uma boa noite de sono!!!

Dicas para  ter uma boa noite de sono


Quem não gosta de ter uma boa noite de sono e acordar cheio de disposição? Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.

Alguns estudos mostram que noites mal dormidas podem desencadear  transtornos de humor e depressão.

Mas uma ação tão natural quanto dormir nem sempre é fácil. A cada dia, as pessoas estão mais estressadas, atarefadas e ainda se alimentando inadequadamente. E tudo isso interfere na qualidade do sono, pois não basta deitar em uma cama e dormir por oito horas, é preciso ter um sono de qualidade, verdadeiramente restaurador.

Enquanto você dorme, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, e isso colabora para o controle do estresse. A perda de peso é outra questão também relacionada ao sono, pois quando dormimos a produção da leptina, hormônio da saciedade, aumenta, e, por sua vez, a de grelina, hormônio do apetite, cai. Ou seja, um sono adequado permite que o sistema fique mais bem regulado, diminuindo a vontade de atacar a geladeira no dia seguinte.
O descanso é de extrema importância para a sua saúde e o seu bem-estar!!!

Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:

- Mantenha o quarto sempre com uma temperatura agradável, fresco, escuro e silencioso;
- Tente dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias.
- Evite alimentos gordurosos e doces  antes de dormir;
- Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite;
- Evite o uso regular de tranquilizantes para dormir;
- Evite atividades estimulantes à noite;
- Procure se exercitar regularmente, porém não muito perto da hora de dormir;
- Tome um banho quente antes de se deitar;

- Tenha colchão e travesseiros confortáveis.

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