quarta-feira, 12 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE MENTAL

A Importância da Atividade Física na Saúde Mental

A atividade física não faz bem só ao corpo, mas também a mente. Ela aumenta a autoestima, desenvolve a capacidade mental/cognitiva, melhora a depressão e ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
Hoje em dia existem amplas evidências científicas de que a atividade física regular tem benefícios inquestionáveis para a saúde física e psicológica, que por sua vez são causadores de um impacto significativo no bem-estar geral do sujeito em todas as idades.

Um  estudo brasileiro realizado pelo Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta que indivíduos que praticam alguma atividade física por meia hora, três vezes por semana, têm menos chance de ter declínio ou perda cognitiva. O Estudo sugere ainda que o exercício físico seria eficaz não apenas na prevenção, mas também, no tratamento dos sintomas ligados à depressão e à ansiedade.

 Durante a prática de atividade física nosso organismo libera uma substância chamada endorfina, responsável pela sensação de bem estar e relaxamento, que ajuda a melhorar a concentração, fundamental para o processo de retenção de informações e a melhorar a capacidade de memória, influenciando diretamente na saúde mental.

As mudanças corporais resultantes da prática do exercício físico contribuem para uma melhoria efetiva do autoconceito corporal que cada um tem de si próprio, dando a sensação de bem estar provocada pelo exercício, que reflete diretamente na autoestima. Pessoas que se exercitam com regularidade cuidam melhor da aparência.

Pratique sempre atividades físicas, assim você estará contribuindo para sua saúde física e mental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário