quinta-feira, 27 de março de 2014

8º Congresso Brasileiro de Personal Trainer

“Atenção Profissionais de Educação Física
Querem participar gratuitamente do 8º Congresso Brasileiro de Personal Trainer?

O Koonecta preocupando em auxiliar cada vez mais seus profissionais fechou uma incrível parceria com a SBPT – (Sociedade Brasileira de Personal Trainer), empresa responsável por organizar grandes eventos do setor de educação física. O próximo é o 8º Congresso Brasileiro de Personal Trainer e todos os profissionais que forem cadastrados no Koonecta receberão um desconto especial na inscrição do evento e para o profissional mais bem avaliado pelos usuários do aplicativo a inscrição será por nossa conta! Por tanto se você quer ganhar o passaporte para seu crescimento, peça que seus alunos avaliem seu trabalho no Koonecta, quanto mais avaliações positivas receber maior a chance de estar presente no congresso, onde serão discutidas novidades e tendências do mercado.
Acesse o nosso site www.koonecta.com.br nele encontrarão mais informações.

KOONECTA sua a mente a seu corpo”


terça-feira, 25 de março de 2014

JIU JITSU: QUALIDADE DE VIDA

JIU JITSU: QUALIDADE DE VIDA

A busca por qualidade de vida vem aumentando significativamente nos tempos atuais, reflexo direto da correria e stress de quem vive em São Paulo e outras grandes cidades do Mundo, tornando as artes marciais uma das mais procuradas modalidades esportivas.

Aqui no meu tatame, o aluno iniciante divide o treino com atletas profissionais de MMA e da própria modalidade, num treino super direcionado.

O Jiu-Jitsu oferece ao praticante todos os benefícios de uma atividade física completa aeróbica e anaeróbica.
Sua prática esta associada a melhoria do condicionamento físico, força muscular, velocidade de ação e reação, emagrecimento, equilíbrio entre outros.

Por ser arte marcial, podemos listar outros benefícios exclusivos como: autodefesa, disciplina, melhoria da auto estima e o praticante desenvolve naturalmente um grande poder de raciocínio: O Jiu-jitsu potencializa essas ações!!!

Antes da prática de atividades físicas e artes marciais procure um medico e um professor especializado na área.

Coloque seu corpo e mente em sintonia, venha fazer Jiu-jitsu, muito mais que uma arte marcial é qualidade de vida!!!

Marcio Catenacci, campeão mundial de Jiu Jitsu.
Personal Trainner Jiu-jitsu & MMA


segunda-feira, 24 de março de 2014

QUAL É A INTENSIDADE ADEQUADA PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA?

QUAL É A INTENSIDADE ADEQUADA PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA?

A intensidade também é muito individual e depende da atual condição física do praticante e dos seus objetivos, mas, é basicamente recomendado até os 65 anos de idade, a prática de 30 minutos de atividade física 5x/semana com intensidade moderada ou 20 minutos 3x/semana com intensidade alta combinada com 30 minutos 2x/semana de atividade de força muscular. Lembre-se de que esta dica é a mínima exigida para se obter uma boa saúde e qualidade de vida. Se você quer um melhor condicionamento físico, performance ou estética, a indicação passa a ser de 1 hora/dia. Procure sempre um profissional para lhe orientar! A atividade física bem orientada garante bons resultados e principalmente previne lesões! Bom treino!

Andréa Ervatti

Consultora de Fitness, Saúde e Bem Estar

sexta-feira, 21 de março de 2014

FIM DE SEMANA

Chegou o fim de semana, chegou a hora de aproveitar!
Saúde é muito importante, e devemos sempre nos conservar em paz para que possamos funcionar em harmonia.
#KOONECTA SUA MENTE AO SEU CORPO!!!

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dicas para ter uma boa noite de sono!!!

Dicas para  ter uma boa noite de sono


Quem não gosta de ter uma boa noite de sono e acordar cheio de disposição? Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono.

Alguns estudos mostram que noites mal dormidas podem desencadear  transtornos de humor e depressão.

Mas uma ação tão natural quanto dormir nem sempre é fácil. A cada dia, as pessoas estão mais estressadas, atarefadas e ainda se alimentando inadequadamente. E tudo isso interfere na qualidade do sono, pois não basta deitar em uma cama e dormir por oito horas, é preciso ter um sono de qualidade, verdadeiramente restaurador.

Enquanto você dorme, o corpo diminui a produção de cortisol e adrenalina, e isso colabora para o controle do estresse. A perda de peso é outra questão também relacionada ao sono, pois quando dormimos a produção da leptina, hormônio da saciedade, aumenta, e, por sua vez, a de grelina, hormônio do apetite, cai. Ou seja, um sono adequado permite que o sistema fique mais bem regulado, diminuindo a vontade de atacar a geladeira no dia seguinte.
O descanso é de extrema importância para a sua saúde e o seu bem-estar!!!

Veja algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono:

- Mantenha o quarto sempre com uma temperatura agradável, fresco, escuro e silencioso;
- Tente dormir e acordar mais ou menos no mesmo horário todos os dias.
- Evite alimentos gordurosos e doces  antes de dormir;
- Evite álcool ou bebidas com cafeína à noite;
- Evite o uso regular de tranquilizantes para dormir;
- Evite atividades estimulantes à noite;
- Procure se exercitar regularmente, porém não muito perto da hora de dormir;
- Tome um banho quente antes de se deitar;

- Tenha colchão e travesseiros confortáveis.

segunda-feira, 17 de março de 2014

QUAL É A FREQUÊNCIA IDEAL PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA?

QUAL É A FREQUÊNCIA IDEAL PARA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA?

A dose ideal é muito individual, pois depende muito do histórico ativo, atual condição física e objetivos do praticante, portanto, procure sempre um profissional qualificado para lhe orientar. De qualquer forma, é importante saber que, uma pessoa sedentária que passa a praticar atividade física durante apenas 1 hora/semana (pode ser fracionada em 20 minutos 3x/semana) já obtém benefícios e pode reduzir em até 50% o risco de doenças cardíacas, mas, a frequência mínima necessária indicada para obter uma boa qualidade de vida, saúde e bem estar, é de 30 minutos diariamente. Lembre-se... escolha sempre uma atividade física que lhe dê prazer, satisfação e sensação de bem estar... pode ser uma atividade simples como caminhar com o cachorro, jogar tênis com um amigo ou simplesmente ir a pé para o trabalho!
Você sabia que, uma pessoa que fica 5 horas por dia assistindo TV perde aproximadamente 5 anos ao longo da vida? Portanto, reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para uma VIDA ATIVA e você ainda terá 23 horas e 30 minutos para fazer várias outras coisas com muito mais disposição e energia! Pense nisso!

Andréa Ervatti

Consultora de Fitness, Saúde e Bem Estar

sexta-feira, 14 de março de 2014

PLATAFORMA VIBRATÓRIA: quais os benefícios, tipos de treino e pra quem são indicadas!!!

Plataforma Vibratória: quais os benefícios, tipos de treino e pra quem são indicadas
                                                                                             por Renata Uchôa
A plataforma vibratória foi desenvolvida na década de 70, com o objetivo de auxiliar cosmonautas russos a se exercitarem. Os longos períodos em órbita e ambientes com gravidade zero ocasionavam perda de massa óssea e muscular.
Com o passar do tempo, perceberam que além de propiciar aumento da massa óssea, ganho e tonificação de massa muscular, ela auxiliava em processos de emagrecimento, diminuição de edemas e melhora da celulite.
No Brasil, a plataforma chegou há mais de 10 anos, e só se popularizou quando algumas celebridades a utilizaram para a prática de atividades físicas diárias. Com os resultados proporcionados, elas se revelaram satisfeitas e a plataforma se tornou ainda mais conhecida.
Mas como funciona e qual o seu efeito?
Hoje em dia existem diversos modelos e marcas, e nem todas funcionam da mesma forma ou com a mesma eficácia. Escolhi falar sobre a Power Plate, marca pioneira no país, e que tenho experiência há cinco anos.
A plataforma produz uma frequência de vibração, que pode variar de 30 a 50hz, e funciona como um aumento da carga gravitacional, ou seja, ao realizarmos um exercício recebemos estímulos de contração muscular reflexa, por meio de uma força de compressão vertical, de 30 a 50 vezes por segundo.
A máquina também realiza desvios latero-laterais e antero-posteriores, que propiciam um trabalho de equilíbrio, coordenação motora e propriocepção, tornando ainda mais completa sua ação. Esses estímulos permitem um maior recrutamento de fibras musculares do que em um exercício realizado em solo.
Estudos e pesquisas indicam que os benefícios musculares vão além de melhora de tônus, força e definição.  A prática também auxilia na regulação hormonal, melhora da circulação sanguínea, diminuição de edemas e aumento da produção de colágeno e elastina.
Público
A plataforma vibratória pode ser utilizada por todas as idades, de crianças a idosos, preferencialmente com a supervisão de um profissional especializado.


Tipos de treino
É possível realizar exercícios em pé, sentado ou até mesmo deitado. Agachamentos, flexões de braço, abdominais e treinos de pliometria - com saltos - são exemplos de posturas utilizadas para atingir grupos musculares específicos.
A média de um treino é de 30 minutos, para iniciantes, e 45 minutos para pessoas com experiência e mais tempo de utilização. Nesse período é possível trabalhar o corpo inteiro - membros superiores, tronco e membros inferiores - produzindo um gasto de até 400 calorias.
A utilização da plataforma não pode ser considerada um exercício "passivo", pois é exigido um mínimo de esforço e contração muscular, mesmo inicialmente em exercícios isométricos.
Contra-indicações
As contra-indicações são as mesmas de alguns exercícios realizados em solo: processos inflamatórios, uso de marca passos, pós-operatórios, gravidez, osteoporose em estado avançado,  epilepsia, câncer, doenças cardio-vasculares não controladas; ou em casos agudos de trombose, flebite, enxaqueca, hérnia discal, labirintite e cálculos renal.


Onde encontrar
Atualmente é possível encontrar plataformas vibratórias em academias, clínicas de estética, consultórios médicos e fisioterapêuticos, ou versões mais compactas pra uso domiciliar.

É importante o acompanhamento de um profissional especializado durante a realização dos exercícios, para corrigir as posturas inadequadas e evitar lesões.

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Renata Uchôa é fisioterapeuta, pós-graduada em Fisiologia do Exercício, especialista em RPG, Conceito Sohier e Plataforma Vibratória.

quarta-feira, 12 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA SAÚDE MENTAL

A Importância da Atividade Física na Saúde Mental

A atividade física não faz bem só ao corpo, mas também a mente. Ela aumenta a autoestima, desenvolve a capacidade mental/cognitiva, melhora a depressão e ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade.
Hoje em dia existem amplas evidências científicas de que a atividade física regular tem benefícios inquestionáveis para a saúde física e psicológica, que por sua vez são causadores de um impacto significativo no bem-estar geral do sujeito em todas as idades.

Um  estudo brasileiro realizado pelo Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aponta que indivíduos que praticam alguma atividade física por meia hora, três vezes por semana, têm menos chance de ter declínio ou perda cognitiva. O Estudo sugere ainda que o exercício físico seria eficaz não apenas na prevenção, mas também, no tratamento dos sintomas ligados à depressão e à ansiedade.

 Durante a prática de atividade física nosso organismo libera uma substância chamada endorfina, responsável pela sensação de bem estar e relaxamento, que ajuda a melhorar a concentração, fundamental para o processo de retenção de informações e a melhorar a capacidade de memória, influenciando diretamente na saúde mental.

As mudanças corporais resultantes da prática do exercício físico contribuem para uma melhoria efetiva do autoconceito corporal que cada um tem de si próprio, dando a sensação de bem estar provocada pelo exercício, que reflete diretamente na autoestima. Pessoas que se exercitam com regularidade cuidam melhor da aparência.

Pratique sempre atividades físicas, assim você estará contribuindo para sua saúde física e mental.




terça-feira, 11 de março de 2014

DICA PARA HORA DAS COMPRAS

DICA PARA A HORA DAS COMPRAS

Sempre surgem dúvidas sobre como escolher adequadamente os alimentos na hora das compras. Então, seguem algumas dicas!
Primeiro tenha em mãos uma lista de compras, e passe por todos os corredores, deixando mais tempo para as frutas, verduras, peixes e carnes.

Outro fator importante é ler os rótulos! Isso ajuda a identificar os alimentos que tem mais fibras, mais vitaminas e menos gorduras. Por exemplo, se o chocolate é indispensável para você, prefira aqueles com mais de 60% de cacau.
Para valer a pena, prefira:
- frutas, verduras e legumes da época
- carnes: peito e coxa de frango, salmão, tilápia e atum
- bebidas: água de coco, à base de soje e lácteos desnatados
- grãos integrais: arroz, granola, pão, aveia
- temperos: azeite de oliva, vinagre balsâmico, tomilho.
- frutas secas e nozes: amêndoas, castanha do Brasil, damasco seco, ameixas secas

E lembre-se, é melhor sair pra fazer compras sem fome para evitar escolhas impulsivas!

Fonte: Equilibrium Online


segunda-feira, 10 de março de 2014

QUAL É A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA?

Na verdade, é aquela com a qual você se identifica, gosta e tem vontade de fazer mais e mais... O importante é SE MEXER!
Porém, para adquirir um condicionamento físico completo, o ideal é que você combine 1 ATIVIDADE CARDIOVASCULAR, seja ela cíclica (caminhada, corrida, pedalada, etc) ou acíclica (dança, luta, basquete, step, jump, etc), com 1 ATIVIDADE NEUROMUSCULAR (musculação, localizada, treinamento funcional, em suspensão, etc) e 1 ATIVIDADE POSTURAL E ANTI ESTRESSE (alongamento, yoga, pilates, etc). Experimente várias atividades físicas... você pode se surpreender! Se você não conseguir se identificar com nenhuma atividade neuromuscular, por exemplo, e gostar apenas de dançar ou fazer boxe, não se preocupe, se você se dedicar e praticar esta atividade regularmente, você também fará parte do grupo VIDA ATIVA, obterá os benefícios da atividade física e viverá mais e melhor!
Andréa Ervatti
Consultora de Fitness, Saúde e Bem Estar


segunda-feira, 3 de março de 2014

Qual é o melhor remédio para a manutenção da sua saúde e bem estar?

Sem dúvida nenhuma, é ter uma VIDA ATIVA através da prática regular de atividade física associada a uma alimentação saudável. 

Você sabia que o sedentarismo aumenta o risco de morte, enquanto uma vida ativa reduz este risco em 40%? Além disso, há outros benefícios fisiológicos e psicológicos como: manutenção ou perda do peso corporal, regulação dos níveis de açúcar e gordura no sangue, redução da pressão arterial, prevenção da perda de massa muscular e óssea (envelhecimento), diminuição do risco de doenças cardiovasculares, combate ao estresse, ansiedade e depressão, aumento da concentração e produtividade, melhora da autoestima e autoconfiança, etc.

Adote uma VIDA ATIVA para viver mais e melhor!


Procure um médico antes de iniciar a prática de qualquer atividade física. Seja responsável!

Andréa Ervatti
Consultora de Fitness, Saúde e Bem Estar